Pirapora recebe a visita de profissionais da Secretaria de Saúde de Montes Claros

Publicado em: 3 de março de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora recebeu a visita de profissionais da Secretaria de Saúde de Montes Claros que vieram para trocar experiências e conhecer a sala de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde.

As profissionais de Montes Claros, a referência técnica da Atenção Primária de Saúde, Nayara Teixeira Gomes, a enfermeira apoiadora, Priscilla Durães de Carvalho, a referência técnica em Saúde Bucal, Michelle Pimenta Oliveira e a enfermeira referência técnica de Projetos e Captação de Recursos, Patrícia Ferreira Costa foram recebidas no Centro de Educação Permanente pelo secretário de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves.

Sinvaldo agradeceu a visita, e ressaltou a importância de integrar as equipes que trabalham com os diversos programas de informação do Ministério da Saúde, “desde que eu reassumi a Secretaria de Saúde de Pirapora estamos realizando diversas reuniões visando fortalecer o processo de gestão, melhorar o planejamento e a intervenção para que o município volte a ser referência em saúde”.

Durante a visita a sala de Monitoramento foi apresentada o fluxo de recebimento das informações das UBS. O coordenador da Atenção Primária de Saúde de Pirapora, Gilson Nascimento apresentou como é realizado a obtenção de dados e a forma como essas informações são utilizadas no planejamento das metas e ações das equipes que compõe a Estratégia de Saúde da Família.

“A Sala de Monitoramento da Saúde de Pirapora disponibiliza informações para subsidiar a tomada de decisão pela gestão e técnicos, gerando a difusão da cultura de conhecimento”, explicou o coordenador.

A técnica em enfermagem de Pirapora, Helenice Moreira Santos explicou os principais objetivos da sala que também é conhecida como ‘Sala de Situação’, “nesta sala se promove o alinhamento das equipes de saúde de acordo com o novo modelo de gestão das informações,  mantemos contato com as equipes das unidades e alimentamos os componentes da rede de atenção à saúde para o melhor planejamento das ações. Além disso,trabalhamos em parceria com o núcleo de vigilância epidemiológica hospitalar, e com o sistema Viver integrado a vários sistemas do Ministério da Saúde”, destacou.

Participou da visita, além dos citados, a auxiliar administrativo da Secretaria de Saúde de Pirapora, Marília Pereira da Silva Barbosa.